Destaques Tecnologia

Startup cria copos a partir de grãos de café reciclados

Uma novidade está a chegar ao mercado e vai deixar os amantes de café e, principalmente, do planeta, muito felizes. A startup Kaffeeform, está a utilizar grãos de cafés reciclados para transformar em chávenas e copos reutilizáveis. Além de ser de um material durável e leve, as xícaras têm o aroma dos grãos.

Para o fabrico, a startup alemã está a utilizar os grãos de café recolhidos diariamente nos cafés e restaurantes de Berlim, onde está situada a sua base. A produção dos recipientes é feita localmente, com a ajuda de uma organização social.

A ideia de fazer chávenas surgiu quando o fundador da marca, Julian Lechner, estava a estudar design de produto em Itália. A empresa começou em 2015, porém já vinha a fazer testes durante alguns anos, sendo o seu primeiro protótipo – uma chávena de café expresso – produzido em 2009.

Para que o material tomasse a forma sólida, foram utilizados na sua composição: borras de café, biopolímeros, amido, celulose, madeira, resinas naturais, ceras e óleos, a ter como base “recursos renováveis e livre de aglomerantes à base de petróleo”, de acordo a Kaffeeform.

Além disso, foram projetadas para serem duradouras, podendo ser lavadas  na lava-louças e sobreviver à quedas. As chávenas são fabricadas de diferentes tamanhos de acordo com o tipo de café que se pretende: expresso, latte, cappuccino e ainda um copo especial “take-away”.

Já é possível encontrar estes produtos em diversas lojas espalhadas por toda a Europa. Em Portugal, a cafetaria “Mesa325”, no Porto, é uma das primeiras a recorrer às chávenas da marca alemã.

Os diversos tipos de chávenas produzidas pela marca alemã. Foto: Kaffeform

0 comments on “Startup cria copos a partir de grãos de café reciclados

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s