Tecnologia

Internet pode sofrer falha mundial ainda este mês

E se um dia a internet sofresse uma falha mundial? Não é preciso imaginar muito porque é exatamente isso que está sujeito a acontecer ainda este mês. Os principais afetados serão os roteadores mais antigos de empresas.

O problema ficou conhecido pelos especialistas como “768k Day“, o dia em que os roteadores mais antigos das empresas de transmissão de dados têm o seu limite de tráfego de rotas ultrapassado, podendo gerar desde uma lentidão na internet até a um “mini apagão”.

“Os roteadores estouram a tabela e ficam malucos, não sabem para onde direcionar o tráfego”, explicou o professor Rodrigo Filev, do departamento de ciência da computação da FEI. “Podem parar serviços essenciais. Pode dar prejuízos em sites de e-commerce, os sistemas de logística que dependem da localização pela internet. Isso pode gerar prejuízo mais para as empresas do que para pessoas”, acrescentou.

Não se sabe ao certo quando o “768k Day” acontecerá, mas é certo que será nos próximos dias. Para evitar o problema, as empresas devem atualizar os seus equipamentos. Quanto aos utilizadores, “não resta nada a fazer a não ser esperar que seu provedor ou o responsável pelo site que você acessa tenha tomado as medidas possíveis para evitar a falha”, explicou.

Esta não é a primeira vez que o problema está a acontecer. Em 2014 o limite de tráfego de rotas era de 512 mil e também foi ultrapassado, provocando uma conexão lenta para milhares de utilizadores. Por essa razão, o novo limite foi configurado para 768 mil entradas e após cinco anos atingirá o limite mais uma vez.

0 comments on “Internet pode sofrer falha mundial ainda este mês

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s