Cultura

Faculdade de Belas Artes do Porto mostra desenho de Da Vinci ao público

A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto vai celebrar o 500.º aniversário da morte de Leonardo da Vinci com uma “exposição única” do desenho “Rapariga lavando os pés a uma criança”, na quinta-feira.

Contactado pela agência Lusa, o diretor do Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Luís Pinto Nunes, adiantou que a exposição de um só dia, na quinta-feira no Pavilhão de Exposições da faculdade, vai ser “única”, tendo em conta a “antiguidade” e “características” daquela que é a única obra do mestre italiano em Portugal.

“Dentro de toda a obra que integra, este desenho é muito despreocupado dos que tipicamente conhecemos de Leonardo da Vinci porque revela a relação de uma mãe e um filho”, disse Luís Pinto Nunes.

A exposição, aberta ao público entre as 11:00 e as 20:00, vai conter também alguma documentação bibliográfica sobre o desenho, como “escritos e catálogos” de especialistas em Desenho Antigo, que vão permitir ao público perceber o historial, a cronologia e outras questões específicas relacionadas com o desenho de Leonardo da Vinci e com estudos de investigação.

“Rapariga lavando os pés a uma criança”, de Leonardo da Vinci, em exposição num dia só na Faculdade de Belas Artes do Porto.

Embora os registos demonstrem que o desenho integra o acervo das escolas que antecederam à FBAUP, “Rapariga lavando os pés a uma criança” foi apresentado pela primeira vez ao público em 1962, na Escola Superior de Belas Artes do Porto, na exposição “Desenhos Sécs. XVI a XIX”.

Contudo, foi depois de o curador e historiador de arte britânico Philip Pouncey ter reconhecido a autoria do desenho em 1965 e ter corrigido a atribuição a Raffaellino da Reggio que o desenho assumiu especial destaque. A descoberta apenas foi tornada pública em 1978 através do artigo “An Unknown Drawing by Leonardo da Vinci”, na revista Apollo.

Depois de ter sido identificado o seu “verdadeiro autor”, o “Desenho do Porto”, como é conhecido internacionalmente, tem sido exibido nos mais importantes museus, e, após ser mostrado no Porto, o desenho segue por empréstimo para o Museu do Louvre, em Paris, onde vai integrar uma exposição dedicada aos 500 anos da morte de Da Vinci.

“Rapariga lavando os pés a uma criança” vai assim fazer parte da exposição, a inaugurar no próximo dia 24 de outubro, no museu mais visitado do mundo, que, segundo a sua página na internet, reunirá “um grupo exclusivo” de obras de Da Vinci, entre pinturas, desenhos e esculturas, com origem em diferentes instituições, que se juntarão às “grandes pinturas” da coleção do Louvre, como “Mona Lisa”, “A Virgem e Santa Ana”, “Baco” e “São João Baptista”.

Apenas no dia 2 de maio, das 11:00 às 20:00, no Pavilhão de Exposições da FBA da Universidade do Porto.

A proveniência de “Rapariga lavando os pés a uma criança” está identificada desde o detentor original – comendador Vittorio Genevosio – até à Academia de Marinha e Comércio, do Porto, e à Academia Portuense de Belas-Artes, a que se sucedeu a Escola Superior de Belas Artes do Porto, atual FBAUP.

0 comments on “Faculdade de Belas Artes do Porto mostra desenho de Da Vinci ao público

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s