Mundo

A maior espécie de abelhas do mundo afinal não está extinta

A maior abelha do mundo reapareceu após 38 anos, para espanto da comunidade científica. Conhecida como Wallace, é uma espécie rara que só pode ser encontrada nas ilhas Molucas, na Indonésia.

Com uma envergadura de 2,5 polegadas e um corpo do tamanho de um polegar humano, é considerada a maior abelha do mundo e acreditava-se que estaria extinta.

Em janeiro, uma equipa internacional encontrou um Megachile pluto, nome cientifico, em estado selvagem. A equipa capturou as primeiras fotos e vídeos de um exemplar vivo, renovando a esperança de sobrevivência da espécie, que é ameaçada pela desflorestação.

“É ridiculamente grande e emocionante”, disse Simon Robson, biólogo da Universidade de Sidney e membro da expedição, à imprensa. “Eu, pessoalmente, conheço pelo menos cinco tentativas para encontrar a abelha”, contou.

O fotografo Clay Bolt, à esquerda, e um guia, Iswan, tiram fotografias à abelha. Foto: Simon Robson

Apesar do tamanho da abelha, a sua raridade, a sua localização remota e os hábitos de nidificação dificultam que se seja encontrada. Ao todo, foram necessários cinco dias de buscas intensas numa floresta com elevado grau de humidade.

O plano agora é que a equipa regresse à ilha e realize uma pesquisa mais extensa, mas “isso envolverá estabelecer vínculos com cientistas locais na área e obter permissão para trabalhar com eles”, disse Robson.

A abelha tem o nome de Alfred Russel Wallace, um entomologista inglês que, como Charles Darwin, trabalhou para formular a teoria da evolução através da seleção natural. Wallace descobriu pela primeira vez a abelha numa expedição, em 1859, descrevendo as fêmeas como  “grandes insetos parecidos com uma vespa preta com imensas mandíbulas, como um besouro de veado”.

Simon Robson da Universidade de Sidney com um espécimen vivo. Foto: Clay Bolt

0 comments on “A maior espécie de abelhas do mundo afinal não está extinta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s