Mundo

Saga de roubos atinge locais de Património Mundial da UNESCO

As lojas de souvenirs desertas e cafés na estrada montanhosa que leva ao local de 2.600 anos de idade são o único lembrete de que este costumava ser um importante destino turístico.

Uma saga de roubos atingiu vários sítios arqueológicos na Líbia desde a derrubada de Muammar Gaddafi em 2011, quando o país entrou em tumulto com as administrações rivais competindo pelo controlo.

Cirene é um dos cinco locais do Património Mundial da UNESCO no país do norte da África, listados por seu valor excepcional. Outros incluem as ruínas da cidade romana de Leptis Magna e Sabratha, ambas no oeste da Líbia.

Além de Cirene, a cerca de 200 km a leste de Benghazi, o leste do país possuí ainda Apollonia a apenas 20 km de distância.

Ruínas da cidade Cirene, na Líbia. Foto: Reuters

O clima de instabilidade política no que país levou ao desaparecimento dos turistas e ao departamento de antiguidades a reclamar escassez orçamental deixou que os vândalos começasses a roubar colunas e saquearem artefactos.

Alguns tesouros como cabeças ou torsos inteiros de estátuas listadas em guias emitidos em 2011 já não podem ser encontradas. “Muitos artefactos foram vendidos para o exterior”, revelou Ahmad Hussein, chefe do departamento de antiguidades de uma administração paralela encarregada do leste da Líbia à imprensa.

Incapaz de evitar os roubos, seu departamento tem-se focado em registar os artefactos, um processo que já ajudou a recuperar alguns deles pela Europa. “Tem havido muita destruição nos últimos anos, as pessoas comuns não apreciam a herança antiga” partilhou Ismail Miftah, um agricultor que reside perto de Cirene, com a agência Reuters.

0 comments on “Saga de roubos atinge locais de Património Mundial da UNESCO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s