Cinema Cultura

Romance Lésbico estreia pela primeira vez em Bollywood

Ek Ladki Ko Dekha Toh Aisa Laga”, é o primeiro filme indiano a centrar-se num relacionamento lésbico. Inicialmente leva-nos para um típico romance de Bollywood em que o valor de uma mulher é determinado pela sua elegibilidade enquanto esposa. Algo que não surpreende uma vez que Bollywood habituou o seu público ao sexismo, à homofobia e ao racismo como alvo de suas piadas.

A protagonista, Sweety (interpretada por Anil Kapoor), terá-se-á apaixonado por uma namorada que nunca chegamos a conhecer, e leva-nos consigo na sua jornada.

A certa altura, para proteger o segredo de Sweety, o seu irmão Sahil (interpretado por Rajkummar Rao) inventa que Sweety está apaixonada por um rapaz muçulmano, causando reações de choque entre a familia e abrindo o filme para uma profunda islamofobia. 

Sahil assume desde o início o papel de “salvador masculino”, e diz-nos que a homossexualidade é aceitável apenas quando afeta a heterossexualidade.

Este não é o primeiro de sempre a abordar o tema. “Fire”, dirigido por Deepa Mehta em 1996, incluiu pela primeira vez o tópico da homossexualidade. Contudo, é a primeira vez que um filme de Bollywood com esta dimensão é centrado inteiramente num romance lésbico.

Sharan Dhaliwal, jornalista do The Guardian, partilhou a sua experiência após assistir ao filme na Índia: “Ele [o filme] inclui alguns dos maiores nomes em Bollywood – nomes que as nossas famílias têm pronunciado – e isso ajuda-nos a sentir um pouco mais aceites. Não só reafirmou a nossa existência, como também fala do abuso mental e físico sofrido pela comunidade LGBT. “Ek Ladki” ajudou-nos a dar um passo adiante na direção certa”.

0 comments on “Romance Lésbico estreia pela primeira vez em Bollywood

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s