Mundo

Chicago regista temperaturas mais baixas que a Antártida

Um gigantesco aglomerado de ar frio que atravessa o Meio-Oeste dos Estados Unidos segue em direção ao leste, e promete quebrar recordes, atingindo temperaturas mais baixas do que na Antárctida.

Segundo o meteorologista Dave Hennen da CNN, “o ar mais frio da última geração vai em direção a sul, com temperaturas abaixo de zero já no Upper Midwest” e avisa que “o pior ainda está por vir”.

A vaga de frio já custou a vida a duas pessoas e, segundo de acordo com o site FlightAware.com, já causou o cancelamento de mais de 1.600 vôos, 760 dos quais nos aeroportos de Chicago.

A cidade de Chicago pode chegar mesmo a atingir temperaturas de -32ºC na manhã de quinta-feira e de -26ºC de temperatura máxima durante o dia de hoje. Já a Antártida, nesta quarta-feira a temperatura deverá oscilar entre os -14ºC de máxima e mínima de -13ºC.

Pedestres a atravessar a ponte sob o rio de Chicago, esta segunda-feira. Foto: Rich Hein

Segundo Dave Hennen, Chicago deverá ser “o epicentro do frio extremo”, contudo mais de 83 milhões de americanos, equivalente a 25% da população do país, deverá sentir os efeitos das baixas temperaturas. Hennen acrescentou ainda que o vento frio aliado às baixas temperaturas deverá provocar uma sensação térmica de -34ºC a -51ºC.

Diversos estados declararam estado de emergências e os seus governadores têm vindo a alertar as populações. J. B. Pritzker, governador do estado de Illinois afirmou que “há um risco real de hipotermia e congelamento, até cinco minutos de exposição podem ter consequências muito graves para a saúde”.

Já o  Governador o estado de Wisconsin, Tony Evers, escreveu no Twitter que quer “ter certeza de que todos os bens do estado estão disponíveis, incluindo a Guarda Nacional de Wisconsin, se necessário, para ajudar as comunidades em todo o estado e manter as pessoas aquecidas e seguras”.

0 comments on “Chicago regista temperaturas mais baixas que a Antártida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s