Cultura Música

Especial: O artista do ano

Com 2018 a chegar ao fim, é impossível deixá-lo terminar sem uma retrospetiva sobre o mesmo, pelo menos a nível musical. É o que nos propomos a fazer e começamos por indicar quem merece o título de “Artista do Ano”.

Em janeiro de 2018, as atenções viraram-se para a ex-Fifth Harmony, Camila Cabello. “Havana” dominou as tabelas musicais simultaneamente com o álbum de estreia “Camila”. A cantora tornou-se numa das únicas a ter um single e um álbum simultaneamente em primeiro lugar nas tabelas norte-americanas, mas “Never Be The Same” não conseguiu manter o público tão interessado em Cabello e, apesar de ter dominado várias entregas de prémios (como os Video Music Awards ou os Europe Music Awards), a norte-americana acabou por se perder um pouco sem conseguir repetir o sucesso de “Havana”.

Pouco depois, chegou a vez de Drake dominar as maiores tabelas musicais do mundo com “God’s Plan” ou “In My Feelings”. O rapper ocupou o número um na tabela norte-americana Billboard Hot 100 por 28 semanas e já que falamos em rappers, é impossível deixar 2018 passar sem uma referência a Cardi B que teve um excelente ano, batendo vários recordes.

Quem também merece uma saudação honrosa é a cantora de “Poker Face” que fez a sua estreia nos cinemas com o filme “Assim Nasce Uma Estrela”. A banda sonora acabou por ser um dos álbuns mais vendidos do ano e Lady Gaga colocou “Shallow” no topo do iTunes à volta do mundo.

Apesar de todos os feitos, o título não vai para Camila Cabello, Drake, Cardi B nem para Lady Gaga ou Dua Lipa. Houve um artista que dominou 2018 desde cedo atingindo o auge no início de novembro com uma música que levaria a sua carreira a locais nunca antes explorados, como ao número um da Billboard Hot 100 – a tabela de música mais importante dos Estados Unidos. Falamos, claro, de “thank u, next” e da sua intérprete Ariana Grande.

É verdade que Drake, por exemplo, teve um maior número de semanas no topo das maiores tabelas musicais, mas ninguém teve tanto impacto, airplay e buzz como Ariana Grande em 2018. A cantora chegou, viu e venceu. Numa altura em que a música Pop estava enterrada, “No Tears Left to Cry” conseguiu um honroso terceiro lugar nos Estados Unidos (e primeiro em Portugal!) e voltou a tornar a música Pop “cool”.

God Is a Woman” seguiu-se com um dos melhores vídeoclipes do ano e voltou a conseguir entrar no top 10 de singles dos Estados Unidos e quase repetiu a proeza do single anterior em Portugal – ficou-se pelo segundo posto.

Sweetener” – o álbum onde esses dois singles estão presentes – chegou ao número um de mais de 15 países (Portugal incluido) e ainda nos brindou com “breathin’”, o último single do trabalho que, apesar de ter sido barrado pelo lançamento inesperado de “thank u, next”, conseguiu chegar longe.

No entanto, foi a 3 de novembro de 2018 que Ariana Grande se consagrou como a artista de 2018 com o lançamento (sem aviso prévio) de “thank u, next”. Com um estilo musical fiel aos padrões de sucesso de hoje em dia e com uma letra fácil de espelhar os sentimentos de qualquer pessoa, “thank u, next”, não havia hipótese. Ariana chegou, pela primeira vez, ao número um dos Estados Unidos e voltou ao topo de singles de Portugal.

O respetivo vídeo – inspirado em vários filmes, entre eles “Giras e Terríveis” – tornou-se no vídeoclipe mais visto nas primeiras 24 horas após o lançamento e, com participações especiais, ficou viral. Com apenas três semanas após o lançamento, o vídeo já tem mais de 200 milhões de visualizações.

Só nesta semana, “thank u, next” conquistou mais de 170 mil streams em Portugal e foi a canção mais ouvida no país. Com um elevado número de streams e constante airplay nas rádios, não admira que “thank u, next” continue a ser o single número um no nosso país.

Sim, Ariana Grande foi a grande artista de 2018!

A cantora prepara-se para entrar em digressão em março de 2019. A “Sweetener Tour” não tem previsões de vir a Portugal, mas vai andar pela Europa durante o Verão do próximo ano. Em 2019, é esperado que Grande lance o seu quinto álbum de estúdio “thank u, next”… Ou seja, promete ser mais um ano em grande!

1 comment on “Especial: O artista do ano

  1. Pingback: #NewMusicFriday: Ariana Grande lança sucessor de “thank u, next” – ( The Panorama News )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s