Cinema

Protagonistas femininas são mais ​rentáveis no cinema

Segundo um estudo realizado pelas empresasCreative Artists Agency” e “Shift7″, com a colaboração do movimento Time’s Up, todos os filmes que quebraram recordes nos últimos três anos, passaram no teste Bechel.

O teste Bechdel, criado pela cartunista Alison Bechdel, é uma forma de avaliar se a obra respeita os ideais da iniciativa Time’s Up ou é influenciada por estereotipos machistas. 

Para passar no teste o filme tem de: ter pelo menos duas personagens femininas; existir algum diálogo entre elas; e nesse diálogo as personagens têm de falar, pelo menos uma vez, de algo que não envolva um homem. 

Segundo Liza Chasin, produtora e uma das figuras principais do estudo: “É uma fasquia baixa a ultrapassar, mas é surpreendente quantos filmes não a passam.” Entre 2014 e 2017, 40% dos filmes avaliados chumbaram no teste. “Hobbit: Uma Viagem Inesperada”, foi em 2012 o último filme a obter receitas superiores a mil milhões de dólares sem passar no teste Bechdel.

Entre os 350 filmes mais rentáveis após 2014 e até ao último ano, aqueles que tinham mulheres em papeis principais lucraram mais nas bilheteiras, independentemente dos orçamentos disponíveis. Entre eles estão os filmes, “Star Wars – O Despertar da Força”, “Star Wars – Rogue One” e “Star Wars – Os últimos Jedi”, “A Bela e o Monstro”, “Divertidamente” e “Capitão América: Guerra Civil”.

Desses filmes avaliados, apenas 105 tinham protagonistas do sexo feminino. Nos filmes na categoria orçamental acima dos 100 milhões de dólares com mulheres protagonistas, arrecadaram em média 516 milhões de euros brutos nas bilheteiras, enquanto filmes com orçamentos semelhantes mas protagonistas masculinos só conseguiram chegar aos 453 milhões de euros.

A produtora Amy Pascal disse à impressa que este estudo revela “provas poderosas de que o público quer ver toda a gente representada no ecrã” e sublinhou a necessidade de que Hollywood responda a esta tendência.

0 comments on “Protagonistas femininas são mais ​rentáveis no cinema

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s