Cultura Música

“Baby, It’s Cold Outside” banida da rádio devido ao movimento #MeToo

A estação de rádio norte-americana “Star 102 Cleveland” e as emissoras canadianas CBC, Bell Media e Rogers decidiram não passar este ano o tema clássico “Baby, It’s Cold Outside” devido a queixas de vários ouvintes.

O tema de Frank Loesser, escrito em 1944, relata a conversa entre uma mulher e um homem, que a tenta persuadir a ficar mais tempo, enquanto ela nega e sublinha a necessidade de voltar para casa.

A letra inclui referências à bebida que a mulher estaria a beber e as suas suspeitas do que poderia realmente estar lá dentro: “But maybe just a half a drink more (…) Say what’s in this drink” (Numa tradução livre: Mas talvez meia bebida a mais (…) Diz-me o que tem essa bebida)

De acordo com a opinião de alguns ouvintes, a letra da canção pode ser interpretada de maneira errada. Na opinião de Sondra Miller, presidente da organização Cleveland Rape Crisis Center: “A personagem da canção diz ‘não’ e ele responde: ‘isso quer dizer sim?’. Em 2018, penso que sabemos que consentir é dizer ‘sim’ e que, se ouvirmos um ‘não’, temos de parar ali.”

Glenn Anderson, animador na Star 102, escreveu:”O mundo em que vivemos anda extremamente sensível e as pessoas ofendem-se facilmente, mas num mundo em que o movimento #MeToo finalmente deu às mulheres a voz que elas merecem, esta canção não tem lugar.”

Contudo, segundo uma votação feita pela estação americana nas redes sociais, a maioria dos ouvintes continua a considerar a canção num clássico da época que não deveria ser banido.

O dueto tornou-se popular após vencer o Óscar de melhor canção original no filme “A Filha de Neptuno”, em 1949. Desde essa data já foi interpretado por Michael Bublé e Idina Menzel, Ray Charles e Betty Carter, Dolly Parton e Rod Stewart e ainda Lady Gaga e Joseph Gordon-Levitt.

0 comments on ““Baby, It’s Cold Outside” banida da rádio devido ao movimento #MeToo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s