Mundo

Pessoas estão a beber sangue de morcegos com a intenção de tratar doenças

Milhares de morcegos são vendidos todos os meses na Bolívia, devido ao seu sangue que, supostamente, ajuda a tratar a epilepsia e outras doenças. Segundo especialistas, não há indícios que este “tratamento” tenha alguma eficácia comprovada.

A ser uma prática comum nos mercados da Bolívia, esses animais são geralmente escondidos em caixas de sapatos, algumas com até 20 morcegos juntos, muitos já mortos devido a doenças ou ao stress.

“A crença está bem enraizada na nossa sociedade, principalmente nos Andes”, explica o especialista em morcegos Luis F. Aguirre, diretor do centro de biodiversidade e genética da Universidade de San Simon, na Bolívia, à National Geographic. Opondo-se fortemente à prática, Aguirre insiste que não há prova de qualquer benefício medicinal em beber o sangue deste animal.

Oficialmente, a caça ao morcego é ilegal na Bolívia, a ter como punição até seis anos de cadeia. Ainda assim, a pesquisa que Aguirre e companheiros publicaram em 2010, apresentou que mais de três mil morcegos foram vendidos, por mês, em apenas quatro grandes cidades bolivianas, a ser desconhecidos casos de prisão relacionados ao crime.

Para além disso, a caça oportunista deste mamífero pode trazer grandes riscos ao ecossistema, visto que é o predador natural de diversos insetos e ainda o responsável por polinizar muitas plantas.

0 comments on “Pessoas estão a beber sangue de morcegos com a intenção de tratar doenças

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s