Tecnologia

Nova ferramenta da Google descarta o género

A Google lançou recentemente uma nova ferramenta que completa frases automaticamente sem usar “ele” e “ela”. Chama-se ‘Smart Compose’ e o objetivo é banir os pronomes que insinuem género, palavrões e insultos raciais das suas tecnologias.

A tecnológica começou a desenvolver este projeto quando se viu envolvida em várias polémicas, tendo mesmo que pedir desculpas publicamente quando uma das suas ferramentas de reconhecimento identificou um casal preto como “gorilas”.

Um especialista da Google explicou que as plataformas se comportam assim devido ao seu funcionamento base – os programas aprendem através dos dados que recebem da rede e, “a bem ou mal” há, por exemplo, mais homens engenheiros que mulheres e por isso a maioria das ferramentas sugere primeiro “engenheiro” em vez de “engenheira”.

Esta nova política afetou, também, a lista de possíveis respostas da ‘Smart Reply’ da Google – o serviço torna possível que os usuários respondam instantaneamente a mensagens de texto e emails com frases curtas como “parece-me bem”.

Para continuar a melhorar a nova ferramenta, os trabalhadores fora dos Estados Unidos estão a tentar detetar problemas culturais a níveis linguísticos. ‘Smart Compose’ estará em breve disponível em espanhol, português, italiano e francês.

0 comments on “Nova ferramenta da Google descarta o género

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s