Tecnologia

“Merry Christmas”: A primeira mensagem escrita faz 26 anos

É uma ação que fazemos todos os dias quase sem pensar: trocar mensagens com alguém. Está tão presente no nosso dia-a-dia que parece existir desde sempre. Mas, na realidade, a primeira SMS foi enviada há 26 anos, no Reino Unido.

E sendo uma altura do ano tão festiva a primeira mensagem de texto transmitida de um computador para um telefone móvel recetor (do então diretor da Vodafone, Richard Jarvis), manteve-se no tema: “Merry Christmas” (Feliz Natal, em português).

Foi uma revolução em todo o mundo. Só nos Estados Unidos da América, o volume de mensagens de texto aumentaram de 12,5 mil milhões em 2006 para 45 mil milhões no ano seguinte. O ano passado, chegaram aos espantosos 781 mil milhões.

Em Portugal, segundo a ANACOM, os números do primeiro semestre de 2012 mostram que foram enviados cerca de 14 mil milhões de SMS – um número muito próximo dos 17 mil milhões de mensagens de texto enviadas em 2000 em todo o mundo.

Como tudo na tecnologia, as mensagens de texto evoluíram ao longo do tempo. Hoje em dia, por exemplo, passámos a utilizar “emoticons” para expressar o que sentimos – seja com um coração ou com uma cara expressiva – que se fossem letras gastariam muitos mais caracteres.

0 comments on ““Merry Christmas”: A primeira mensagem escrita faz 26 anos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s