Cinema Fora de Cartaz

Fora de Cartaz: Especial Mickey 90 Anos

Hoje o rato mais famoso da história do cinema comemora 90 anos. Mickey Mouse é talvez uma das “personalidades” mais reconhecíveis do mundo, mesmo entre aqueles que nunca assistiram a um dos seus desenhos animados.

Famosa é a citação de Walt Disney em que diz que tudo começou com um rato. E, de facto, o sucesso de Mickey Mouse foi o responsável pela afirmação dos estúdios Disney no ramo da animação e alicerçou todo o império que se construiu a partir deles.

Curiosamente, ele não é a primeira grande personagem criada por Walt, mas sim uma resposta à perda de outra. Na década de 1920, quando começava a sua carreira, criara Oswald, O Coelho Sortudo, mas por questões contratuais, acabou por perder a propriedade intelectual da personagem e decide investir numa nova criação: Mickey Mouse.

Em 1928, ainda a preto e branco e sem som, são produzidos duas curtas-metragens que falham em cativar a audiência e em encontrar um distribuidor após as suas exibições prévias. Sem desistir, Disney faz uma nova aposta, desta vez com uma curta sonora. Em 18 de novembro daquele mesmo ano, é lançado “Steamboat Willie” e com ele ganha fama internacional.

Apesar de participações em longas-metragens, alguns até mesmo icónicos, como o seguimento “O Aprendiz de Feiticeiro”, do clássico “Fantasia”, de 1940, foi com as curtas-metragens que a personagem se popularizou. Ao longo destes 90 anos, estrelou mais de uma centena delas.

Para interessados em conhecer parte deste percurso, uma mostra disso são os volumes “Mickey em Preto e Branco” e “Mickey a Cores”, da coleção “Walt Disney Tesouros”, lançados no começo dos anos 2000. Apesar da coleção já contar com alguns anos, é uma compilação excelente, repleta de materiais bónus. Com ele é possível acompanhar a evolução de Mickey, desde a sua primeira aparição.

Ao longo dos anos, outras personagens foram criadas para dar suporte e permitir desenvolvimentos cómicos que a personalidade do Mickey não permitia. É assim que, entre tantos outros, surgem o Pato Donald, o Pluto e o Pateta. Com uma incrível capacidade de transformação e manutenção da sua popularidade, sofreu modificações no seu traço e nos seus comportamentos, adaptando-se constantemente a novas demandas, sem nunca, no entanto, perder as características e o carisma que o envolvem.

Hoje a sua imagem está presente não apenas no cinema, mas enraizado na cultura pop. A sua popularidade é tamanha que a personagem se tornou um símbolo de todo o universo Disney. É graças à sua relevância que os seus 90 anos estão a ser celebrados com uma grande festa em todos os parques temáticos e também com um especial televisivo, pela emissora norte-americana ABC.

Mickey Mouse completa os seus 90 anos cheio de vigor e caminha com passos seguros rumo ao seu centenário. É possível juntar-se a esta festa revendo alguns dos seus melhores momentos cinematográficos ou dando um abraço pessoalmente ao aniversariante do dia, num dos diversos parques temáticos Disney.

Filmes que continuam relevantes mesmo que há
muito tempo já fora de cartaz.

0 comments on “Fora de Cartaz: Especial Mickey 90 Anos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s