Cinema Cultura Música

Documentário sobre Aretha Franklin, será lançado 46 anos depois

O documentário “Amazing Grace“, dirigido por Sydney Pollack, sobre Aretha Franklin estreará em Nova Iorque 46 anos depois de ter sido filmado, devido a problemas técnicos e conflitos legais.

As gravações decorreram durante dois dias em janeiro 1972, na Igreja Igreja Batista de New Temple Missionary, em Los Angeles, onde Franklin deu um concerto de gospel. Contudo, devido a problemas de sincronização de áudio e som, que a tecnologia da época não permitiu resolver, o filme ficou guardado durante décadas pela Warner Brothers.

Mesmo sem as imagens, o áudio do filme foi lançado no ano da sua produção e já teria conseguido cerca de 2 milhões de cópias vendidas, sendo considerado o disco gospel com mais vendas até hoje da cantora.

Em 2007, o produtor Alan Elliott comprou as filmagens e restaurou-as digitalmente. Tinha como intenção estreá-lo em 2015, nos festivais de cinema de Telluride e Toronto, mas foi impedido pelos advogados de Aretha, argumentando que a imagem da cantora era apenas concedida a Pollack, falecido em 2008.

O produtor fez uma exibição particular do filme para a família de Franklin antes de poder ser lançado. “É um ambiente muito puro, muito comovente e inspirador, e é uma oportunidade para aqueles indivíduos que não a experimentaram num contexto gospel para verem o quão diversificada é sua música. Estamos muito animados por fazer parte disso” expressou Sabrina Owens, sobrinha da atriz, numa entrevista para a revista norte-americana Variety.

Desde a essa exibição, a autorização legal acabou por ser concedida. O documentário vai ser lançado no dia 12 de novembro no festival de cinema DOC NYC, em Nova Iorque, e depois continuará a ter projeções em Los Angeles e em Nova Iorque ao longo do mês de dezembro.

O documentário, já foi inscrito para os Óscares de 2019. Os vencedores vão ser revelados a 24 de fevereiro do próximo ano no icónico Dolby Theatre, em Hollywood.

0 comments on “Documentário sobre Aretha Franklin, será lançado 46 anos depois

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s