Cultura Música

…Baby One More Time: 20 anos de Britney Spears

“É difícil traduzir em palavras o que o dia de hoje significa para mim”. Foi assim que Britney Spears reagiu ao 20º aniversário do seu single “…Baby One More Time” e, por conseguinte, da sua carreira.

“Há 20 anos, o mundo ouviu a minha música pela primeira vez e tantas coisas aconteceram desde então”, continuou o pequeno texto de Britney no Instagram acompanhado por uma pequena parte do vídeo de “…Baby One More Time“, que apenas saiu um mês mais tarde – em Novembro de 1998.

Escrita por Max Martin e produzida por Martin e Rami, a música foi oficialmente lançada a 23 de Outubro de 1998 e garantiu uma carreira a Britney Spears chegando ao primeiro lugar em, pelo menos, 18 países. “…Baby One More Time” é, até hoje, uma das músicas que mais vendeu em todo o mundo sendo que a Princesa do Pop não ousa excluí-la das setlists dos seus espetáculos.

Baby“, como Britney se refere à música, foi número um na Billboard Hot 100 e também no Reino Unido – duas das maiores potências da indústria musical. Em 2000, a Rolling Stone e a MTV consideraram-na uma das 25 melhores músicas Pop desde 1963 e, mais tarde, a revista Blender seguiria o mesmo caminho. “…Baby One More Time” foi nomeada a um Grammy e ainda venceu na categoria de “Melhor Canção” nos Europe Music Awards e nos Teen Choice Awards de 1999.

É ainda seguro dizer que a canção serviu como uma reafirmação da música Pop que, na altura, não vivia os seus melhores dias com o R&B, Hip Hop e as famosas boysbands (como Backstreet Boys e ‘NSYNC) a dominarem as tabelas de todo o mundo. Ela viu, chegou e venceu.

20 anos mais tarde, “…Baby One More Time” continua a mostrar um elevado impacto cultural. Só em 2018, dois hit singles – “2002” de Anne Marie e “1999” de Charli XCX – citam o clássico. Se, por sua vez, Charli XCX quer voltar a 1999 e cantar “hit me baby one more time“, Anne Marie recorda a sua história de amor ao citar a canção: “If you wanna go and take a ride with me, better hit me baby one more time“.

Vamos enumerar a quantidade de covers da música? Impossível, mas “Baby” já correu as vozes de Tori Ramos, Panic! At The Disco, Selena Gomez, Vanessa Hudgens entre tantos outros. Ed Sheeran chegou mesmo a lançar o seu cover nas plataformas digitais!

A cultura Pop jamais seria a mesma sem “…Baby One More Time“. Britney prepara-se para voltar a Las Vegas, em Fevereiro de 2019, para uma nova residência e não há dúvidas de que a música vai obviamente fazer parte da setlist.

Com este mega êxito, não admira que em 2000, na sua música “Stronger“, a cantora mudasse o seu discurso de “my loneliness is killing me” para “my loneliness ain’t killing me no more“.

0 comments on “…Baby One More Time: 20 anos de Britney Spears

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s