Mundo

Starbucks inaugura primeira loja para deficientes auditivos nos EUA

A Starbucks inaugurou a sua primeira loja inclusiva para deficientes auditivos em Washington DC, nos Estados Unidos da América. Todos os funcionários que trabalham lá são fluentes na língua gestual americana (ASL).

Essa filial foi planeada com o intuito de celebrar a cultura surda, em direção a uma maior inclusão. Ela encontra-se localizada perto da Universidade Gallaudet, uma instituição para surdos ou pessoas com perda parcial da audição.

Nela pode-se encontrar um enorme mural numa das paredes da loja inspirado na linguagem de sinais, é um ambiente “DeafSpace ” público, criado especificamente para esses clientes. Além disso, estão à venda na loja, canecas desenhadas por uma artista surda chamada Jena Floyd.

“Além de criar um ambiente totalmente acessível para os membros da comunidade surda, esta nova loja cria oportunidades de emprego e avanço para pessoas surdas e com deficiência auditiva, como baristas, gerentes de loja e outras funções”, afirmou Roberta J. Cordano, presidente da Universidade Gallaudet.

Os funcionários usam diferentes aventais verdes, dependendo se tem ou não deficiência auditiva. Os que têm, usam aventais produzidos por um fornecedor surdo com um design inspirado no ASL, no qual se encontra escrito “Starbucks” em língua gestual, enquanto os que não são surdos usam pins que indicam que eles sabem a língua.

Os clientes que chegam à loja e não sabem usar esta linguagem poderão fazer pedidos no balcão usando de blocos de notas digitais, um dispositivo para se comunicar com a equipe e até mesmo aprender como pedir sua bebida usando a ASL.

Roberta J. Cordano, presidente da Universidade Gallaudet

Apesar de ser o primeiro espaço nos EUA, não é o primeiro no mundo. Em 2016, a Starbucks abriu em Kuala Lumpur, na Malásia, a primeira do género. “Estamos orgulhosos por suportar pessoas com deficiências através de um trabalho gratificante, para criar a cultura de empoderamento e para trazer novas perspectivas para o ambiente de trabalho, o que por fim irá nos tornar uma companhia melhor”, disse Sydney Quays, diretor da Starbucks na Malásia.

0 comments on “Starbucks inaugura primeira loja para deficientes auditivos nos EUA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s