Cinema Cultura

“A Múmia”: o poster de cinema mais caro do mundo

O poster do filme “A Múmia”, de 1932, está a ser leiloado na Sotheby’s, em Nova Iorque. O valor estimado é de 1 a 1,5 milhão de dólares, o que o torna o mais caro do mundo.

Criado por Karoly Grosz – diretor de publicidade da Universal Studios – na década de 80, o cartaz está entre os três últimos originais existentes daquele ano. O recorde de poster mais caro até então foi o do filme “Drácula”, realizado por Tod Browning em 1931, vendido em 2017 por 525.800 dólares.

“Os filmes de terror clássicos da década de 1930 são o velo de ouro dos posteres de filmes e muito poucas cópias sobreviveram”, disse Sam Sarowitz, autor de “Traduzindo Hollywood: O Mundo dos Cartazes de Cinema” (2007) e dono da Posteritati, loja de cartazes originais de Manhattan, ao jornal britânico The Guardian.

O cartaz é uma peça rara, pois além de ser um dos três últimos existentes dessa época, foi também produzido a partir de um método chamado litografia – técnica que envolve a criação de desenhos sobre uma matriz, como por exemplo uma pedra calcária ou placa de metal, com um lápis gorduroso.

Este estará em exibição na Sotheby’s até 18 de outubro e o leilão termina no próximo dia 31. Até ao momento ainda não foi feita nenhuma proposta à empresa.

1000

1 comment on ““A Múmia”: o poster de cinema mais caro do mundo

  1. Silvio Figueira de Carvalho

    Muito bom!!
    Não fazia idéia do valor destas cartazes!!
    Adorei
    👏👏👏

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s