Cultura Teatro

Nuno Carinhas encena o seu segundo Shakespeare na nova temporada do Teatro São João

O Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, vai abrir a nova temporada com “Otelo”, encenado pelo diretor artístico, Nuno Carinhas, que regressa a Shakespeare pela segunda vez na carreira, um ano depois de ter levado ao palco “Macbeth”.

Segundo comunicado do teatro nacional, no começo da temporada 2018/2019 do TNSJ, o Centro Educativo é reformulado com um reforço dos espetáculos para públicos infanto-juvenis, mas também das ações de formação e oficinas, dando como exemplo “a atividade que pretende celebrar os 500 anos da apresentação do ‘Auto da Glória’ à corte portuguesa (1519) e que desafia alunos e professores de todos os ciclos de ensino a formarem um Clube de Teatro – com o apoio de formadores do TNSJ – e a construírem um espetáculo a partir da obra de Gil Vicente”.

“Otelo”, de William Shakespeare, com tradução e versão cénica de Daniel Jonas, vai estrear-se no dia 28 de setembro, e permanece em cena até 13 de outubro, voltando Carinhas ao destaque dois meses depois com “Uma Noite no Futuro”, que reúne obras de Gil Vicente e de Samuel Beckett, com o apoio do atual presidente do conselho de administração, Pedro Sobrado, no conceito e na dramaturgia.

João Cardoso, Dinarte Branco e Maria João Pinho vão participar em “Otelo”.

Nuno Carinhas, que ocupa o cargo de diretor artístico do TNSJ desde 2009, termina o mandato em dezembro deste ano e, em entrevista publicada hoje no jornal Público, Pedro Sobrado remeteu para a Secretaria de Estado da Cultura a decisão sobre a continuidade.

Ainda em setembro, as salas do TNSJ vão ser palco para a estreia de “Imóvel”, encenada por Hugo Cruz, com texto de Regina Guimarães, e “Ter Razão”, do Ensemble, com texto e encenação de Ricardo Alves, da Palmilha Dentada. “Imóvel”, aliás, começa na rua Mártires da Liberdade e tem como “ponto de encontro” o Teatro Carlos Alberto, umas dezenas de metros mais abaixo.

Entre 02 e 04 de novembro, Nuno Cardoso dirige “Bella Figura”, de Yasmina Reza, no Teatro Carlos Alberto, espaço que nesse mesmo mês vai acolher três peças de Luigi Pirandello, pela mão de Simão do Vale Africano.

No dia 08 de novembro, o Teatro Carlos Alberto vai ouvir o dramaturgo Martin Crimp, no âmbito do Fórum do Futuro (cuja programação completa está ainda por anunciar), estando Crimp também na programação do TNSJ, em março de 2019, com “The Rest Will Be Familiar to You from Cinema”.

Ainda no mês de novembro, o TNSJ vai homenagear Maria Velho da Costa pelos seus 80 anos, associando-se, para esse efeito, à Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

0 comments on “Nuno Carinhas encena o seu segundo Shakespeare na nova temporada do Teatro São João

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s