Cinema Fora de Cartaz

Fora de Cartaz: “Oklahoma!” (1955)

Numa terra de verdejantes prados, vaqueiros conduzem as suas manadas enquanto os agricultores cultivam vastas plantações de milho. Divididos pelos seus modos de vida, unem-se numa aspiração em comum: que o território de Oklahoma seja declarado um Estado americano. Ambientado no começo do século XX, este é o fundo histórico sobre o qual se desenvolve um triângulo amoroso marcado pelo romance e pela violência.

Shirley Jones e Gordon MacRae interpretam os jovens que precisam de lutar contra os ciúmes doentios do sinistro personagem representado por Rod Steiger, que ameaça a vida e a felicidade do casal.

Oklahoma!” é um musical completo, com sequências de sapateado, dança e belas canções, que se integram na evolução narrativa da trama. Baseado num musical homónimo, de 1943, foi o primeiro trabalho conjunto do compositor Richard Rodgers e do libretista Oscar Hammerstein II.

Esta célebre dupla teve muitas outras produções adaptadas para o grande ecrã, entre as quais, clássicos como “O Rei e Eu” e “Música no Coração”. Algumas das suas composições são emblemáticas e marcaram gerações. Para o caso de “Oklahoma!“, uma curiosidade é que a música “People Will Say We’re in Love” terá sido a favorita da Rainha Isabel II, na altura em que se estava a enamorar pelo príncipe Filipe.

Quando o filme foi lançado, os estúdios investiam em novos formatos, bem como em produções de maior orçamento, procurando atrair a audiência aos cinemas e vencer assim a concorrência da programação televisiva. Neste contexto, são lançadas duas versões do mesmo filme, uma em 35mm e outra em 70mm (que necessitava de salas adaptadas para a sua exibição).

Embora as duas versões tenham sido gravadas em simultâneo, a cena de abertura é uma exceção, já que foi rodada duas vezes e é diferente para cada um dos formatos. Como é possível encontrar edições especiais com as duas versões reunidas em DVD ou Blu-ray, vale a pena comparar as diferenças.

Filmes que continuam relevantes mesmo que há
muito tempo já fora de cartaz.

 

0 comments on “Fora de Cartaz: “Oklahoma!” (1955)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s