Cultura Mundo

Brasil: reforma do Maracanã manteria Museu Nacional por 2,4 mil anos

A falta de cuidado com o património histórico resultou numa catástrofe imensurável para a história mundial. O incêndio no Museu Nacional (MN) do último domingo representa uma perda sem precedentes para o passado, presente e futuro da sociedade.

Desde 2001, não são investidos os valores necessários para manter as atividades básicas da instituição bicentenária. Nos últimos cinco anos, o MN viu a sua verba cair da casa do milhão para apenas 205 mil reais.

Com as estruturas degradadas, o museu precisaria de 21.7 milhões de reais (cerca de 4.51 milhões de euros) para reformas, segundo um relatório apresentado pelo mesmo. Da lista dos problemas existentes constavam desde infiltrações no telhado a infestações de bichos da madeira.

Foto: Mauro Pimentel/AFP/Getty Images

O El País aponta que o governo de Michel Temer gastou mais com lavagem dos 83 veículos da Câmara dos Deputados e na manutenção da residência presidencial, o Palácio da Alvorada, do que com o museu.

Só em lavagens, o jornal afirma que foram gastos mais de 563 mil reais em dinheiro público. Já no Alvorada, 500 mil reais por mês são gastos com energia elétrica e jardinagem.

As recentes reformas do estádio do Maracanã são outro exemplo apontado pela imprensa brasileira. O custo de 1,2 bilhões de reais que recebeu poderia manter o MN a funcionar por 2.400 anos. Assim como o superfaturamento da Linha 4 do metro do Rio de Janeiro que chegou aos 2.3 bilhões de reais e que era o suficiente para manter o museu aberto por mais 4.600 anos.

1 comment on “Brasil: reforma do Maracanã manteria Museu Nacional por 2,4 mil anos

  1. Pingback: Arouca consegue doações de rede da UNESCO para Museu Nacional no Rio de Janeiro – ( The Panorama News )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s