Mundo Tecnologia

Maior recife do mundo é feito com impressão 3D para salvar biodiversidade

A tecnologia de impressão 3D tem visto a sua utilização a ser alargada a vários campos, desde a construção de casas até a substituição de órgãos e ossos humanos. Agora, tem mais uma: salvar os recifes de corais nas ilhas Maldivas, no sudeste asiático.

Nos últimos anos, uma grande parte dos recifes de corais no mundo inteiro tem vindo a morrer, seja por ação do homem ou por fenómenos climáticos – como o El Niño, que aumentou a temperatura na superfície do mar.

Porém, o futuro é promissor. Um sistema artificial de corais desenvolvido pelo designer industrial Alex Goad, do Reef Design Lab, foi submerso numa das ilhas das Maldivas, com o objetivo de salvar a biodiversidade da área, que está fortemente ameaçada.

WhatsApp-Image-2018-08-11-at-21.29.16

“A tecnologia de impressão 3D ajuda-nos a desenvolver formas mais inovadoras de proteger os recifes de coral. A tecnologia permite-nos imitar a complexidade das estruturas naturais dos recifes, para que possamos projetar recifes artificiais que se assemelhem aos encontrados na natureza”, afirmou Goad.

Os moldes foram impressos em 24h horas na Austrália e depois de fundidos em cerâmica – substância semelhante ao carbonato de cálcio encontrado nos recifes naturais – foram enviados para o arquipélago. Ao todo, foram mais de 220 moldes, encaixados e preenchidos com cimento, formando um recife artificial gigante a sete metros abaixo da superfície do mar.

Resta agora esperar para ver se a tecnologia vai funcionar e as espécies que habitam aquela zona marítima fazem dessas estruturas artificiais a sua casa.

2 comments on “Maior recife do mundo é feito com impressão 3D para salvar biodiversidade

  1. Pingback: E se os personagens da Disney enfrentassem desastres ambientais? – ( The Panorama News )

  2. Pingback: Pantone anuncia qual é a cor de 2019 – ( The Panorama News )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s