Cinema Cultura

O primeiro poster de um filme vai a leilão

A Sotheby’s vai leiloar 164 cartazes raros de filmes antigos, em Londres. Um deles é o primeiro poster feito para anunciar a projecção de um filme dos irmãos Lumière, considerados os pais do cinema.

O poster mostra várias pessoas a ir assistir à primeira projeção pública de uma obra cinematográfica, a 28 de dezembro de 1895. Esse dia acabou por marcar a história do cinema, dando início a um dos mais significantes desenvolvimentos culturais no século 20.

Nesse dia, das 100 cadeiras disponíveis na cave do Grand Café, em Paris, apenas 30 foram preenchidas. Uma tela branca esperava os convidados e nela foram projetados várias curtas-metragens dos irmãos, incluindo uma criança a pescar um peixe dourado num aquário.

Dois dias depois, a imprensa fez um artigo sobre o evento e nos dias 1 e 2 de janeiro mais de duas mil pessoas estavam a pagar 1 franco para ver as curtas-metragens. Meses depois, os irmãos abriram os cinemas Lumière em várias cidades.

O poster que está a ser leiloado foi criado por Henri Brispot e é avaliado, num valor máximo, de 60 mil libras esterlinas. O leilão online é público e está aberto até 28 de agosto.

Outros cartazes disponíveis pertencem a filmes como: “E Tudo o Vento Levou” (1939), “Cinderela” (1950), “O Crepúsculo dos Deuses” (1950), “2001: Odisseia no Espaço” (1968) e “A Laranja Mecânica” (1971).

Foto: Sotheby’s

0 comments on “O primeiro poster de um filme vai a leilão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s