Cultura

As visitas guiadas aos museus vão deixar de ser aborrecidas

Através do humor e de jogos, os museus estão a aderir a visitas guiadas mais divertidas e menos obedientes. E Portugal não fica de fora.

Visitar um museu pode deixar de ser tão aborrecido como parece. Já existem excursões onde a animação não falta. Esta ideia partiu de Nick Gray, fundador do “Museum Hack” que afirmou que “estamos obcecados em atrair um público totalmente novo”.

Este tipo de excursões pretende revigorar a imagem do turismo, utilizando o humor, através do desenvolvimento de atividades sociais e vários jogos, de forma a tornar a visita guiada mais divertida e menos obediente.

“Os museus não competem com outros museus”, disse Gray. “Eles estão a competir com a Netflix, o Facebook e os iPhones“.

Estranho ou não, o Museu de Neon, em Las Vegas, já aderiu à moda e introduziu um espetáculo próprio intitulado de “Brilliant”. Mas não ficamos por aqui – o Museu de Arte de Toledo, em Ohio, realiza visitas com lanternas às suas galerias ao longo do ano.

Em São Petersburgo, na Florida, o Museu Dali oferece uma visita guiada em realidade virtual pela pintura de Salvador Dalí, “Reminiscência Arqueológica do Angelus de Millet”.

Andrew Lear, historiador e fundador da agência “Shady Ladies” diz que esta “é uma maneira menos chocante de olhar para a arte”. “Somos ensinados a olhar para a arte de uma forma intimidante e achamos que a arte retrata apenas os vários estilos distintos e preocupações teóricas”, acrescentou.

Em Portugal: a COOLture Tours ajuda a “observar, parar e tocar”

Em Portugal, é a COOLture Tours que está encarregue de animar as visitas aos museus. Criado por Felisa Pérez, o projeto de animação turística teve início em junho de 2017 e nasceu a pensar nos portugueses e nas suas famílias.

“É um bocado recuperar as brincadeiras dos nossos tempos de infância e criar um gancho com as crianças” disse Felisa ao The Panorama News. “Os jogos que fazemos é mais para observar, parar e tocar”.

Visita guiada da COOLtures ao Museu dos Coches, em Lisboa.

Presentes no Museu do Ar de Pêro Pinheiro (atualmente com visitas apenas para escolas e a partir de dia 22 de setembro para o público em geral), no Museu dos Coches, no Palácio da Ajuda e no Palácio Marquês da Fronteira, as visitas latino-americanas já iniciaram e as em inglês vão ser introduzidas a partir de setembro.

É possível, numa visita para empresas, no Museu dos Coches fazer um passeio de charrete pela mão da rainha e de um cocheiro e no Museu do Ar consegue-se entrar no primeiro avião Dacota da TAP .

Para as famílias, a diversão mantém-se ou não fosse o objetivo do projeto criar tempo de qualidade. No Museu dos Coches, a rainha mostra o museu, terminando com uma encenação teatral interativa. Já no Palácio da Ajuda, é realizado um mini baile onde ensinam as crianças a dançar valsa.

Visita guiada da COOLtures ao Museu dos Coches, em Lisboa.

Para que a magia aconteça para os miúdos e graúdos, o projeto conta também com a participação de um equipa de atores.

As reservas das tours podem ser realizadas através do site. Basta escolher qual o tipo de visita sendo que os valores variam entre os 5€ e os 9€.

1 comment on “As visitas guiadas aos museus vão deixar de ser aborrecidas

  1. Pingback: Dia e Noite dos Museus com iniciativas por todo o país e entradas gratuitas – ( The Panorama News )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s