Cinema Cultura

Hollywood: homens continuam a dominar papéis principais

Em 2017, mais do dobro dos papéis em Hollywood foram dados a homens. Esta foi a conclusão de um relatório realizado pela Universidade do Sul da Califórnia (USC), que denuncia não haver “nenhum progresso” na representação cinematográfica, nos últimos 11 anos.

Para chegar aos resultados, foram analisados os 100 melhores filmes, de 2007 a 2017, e descobriu-se que apenas 31,8% dos personagens com diálogo eram mulheres. “Há uma cacofonia de vozes a chorar por mudanças, mas Hollywood não mudou as suas práticas de contratação”, disse a autora do relatório, Stacy L. Smith, numa entrevista. “Estamos a assistir a tendências muito estáveis ​​e a muitos poucos movimentos prática”, acrescentou.

Dos filmes analisados, 43 não tinham personagens femininas negras, 65 não tinham mulheres asiáticas, e 64 não tinham papéis latinos. E os que tinham mulheres nos papéis principais, apenas 5 tinham 45 anos ou mais.

O estudo da USC revelou ainda que a percentagem de pessoas brancas nos filmes diminuiu ligeiramente desde 2007. No entanto, as pessoas de cor ainda estiveram sub-representadas nos filmes: 4,8% das personagens foram asiáticas, 6,2% foram hispânicas e 12,1% foram negras. A pesquisa apontou também para o facto de apenas 0,7% serem lésbicas, gays ou bissexuais.

Embora os números não sejam encorajadores, Smith disse que “a mudança está no horizonte” e que “este foi um momento explosivo de ruptura”. A autora sublinhou ainda que a televisão acabou por se sair melhor a incluir a diversidade nos seus programas.

O relatório foi divulgado após um ano de grandes reviravoltas na indústria, com os movimentos como o Time’s Up e o #MeToo, realçando os maus-tratos generalizados das mulheres e domínio dos homens, brancos e heterossexuais na indústria cinematográfica.

2 comments on “Hollywood: homens continuam a dominar papéis principais

  1. Pingback: Guillermo del Toro diz que desigualdade de género é um problema sério a resolver – ( The Panorama News )

  2. Pingback: Festival de San Sebastian assina carta pela igualdade de género no cinema – ( The Panorama News )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s