Mundo

Feministas francesas denunciam postais turísticos “degradantes”

Postais turísticos com imagens de mulheres a usar biquínis junto ao mar são um souvenir fácil de encontrar nas lojas do sul de França. Mas com a onda de movimentos contra o assédio sexual que decorre no país, os seus dias estão contados.

Uma organização feminista francesa, a Femme Solidaires, classificou os postais como “sexistas e por vezes pornográficos” e lançou uma campanha para que fossem removidos das lojas. “Eles contribuem para uma cultura de violação, impondo uma imagem degradante da mulher e ajudam a legitimar e a banalizar a violência contra as elas”, afirmaram nas redes sociais.

As opositoras dos cartões consideram que a legislação é tão importante quanto a educação. “Se não trabalharmos para mudar a mentalidade do público, então as novas leis não serão eficientes”, disse a integrante do grupo, Gwendoline Coipeault.

Postais turísticos com mulheres a usar biquíni à venda numa loja em Marselha, França. Foto: REUTERS / Philippe Laurenson

Coipeault disse à Reuters que as opiniões do público tem-se dividido. Algumas pessoas não vêm problema nos postais, admitindo que eles são “bonitos e divertidos”, enquanto outras já se juntaram à causa.

O grupo pediu ajuda à Ministra para a igualdade de género em França, Marlene Schiappa, que tem vindo a liderar uma luta contra o assédio sexual. No entanto, até ao momento, ainda não manifestou sobre o assunto.

0 comments on “Feministas francesas denunciam postais turísticos “degradantes”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s