Mundo

Estes sacos de plástico dissolvem-se na água

Um grupo de empreendedores chilenos conseguiu fabricar sacos de plástico e de pano reutilizáveis, substituindo o petróleo pelo calcário. ​​Com uma ligeira mudança na fórmula do plástico, estes sacos são solúveis em água e não poluem o meio ambiente.

Os dois cérebros por detrás desta invenção são Roberto Astete e Cristian Olivares, que começaram esta pesquisa no intuito de fabricar detergente biodegradável, mas no final encontraram a fórmula química baseada em PVA (álcool polivinílico, solúvel em água), que substitui os derivados de petróleo (que causa a indestrutibilidade dos plásticos).

Esta semana, realizaram uma exposição em Santiago, no Chile, para demonstrar a eficácia da nova fórmula e a garantia de que o componente não polui. Mostraram também a solubilidade imediata dos sacos de plástico em água fria, e dos sacos de pano reutilizáveis ​​em água quente.

“O que permanece na água é o carbono”, assegurou Roberto Astete, acrescentando que os testes médicos mostraram que “não tem efeito sobre o corpo humano”. Astete pegou num copo, encheu-o com água onde o saco estava dissolvido e bebeu para mostrar que a água permanecia absolutamente potável.

“A grande diferença entre o plástico tradicional e o nosso é que ele estará entre 150 e 500 anos no meio ambiente, e o nosso levará apenas cinco minutos a desaparecer”, explicou numa conferência organizada pela Chile Imagen.

Os fabricantes podem também programar a temperatura na qual os sacos de plástico e de lixo se dissolvem em contato com a água, para que não se evapore quando chove.

Outra vantagem destes sacos é que são anti-sufocamento, uma das principais causas de mortalidade infantil (uma vez que se dissolve no contato com a língua ou com lágrimas).

A iniciativa ganhou o prémio SingularityU Chile Summit 2018 como um catalisador de mudança, que lhes rendeu um estágio de 10 semanas para inventores em Silicon Valley, nos Estados Unidos da América.

As opções para lutar contra o plástico, que está cada vez mais presente na natureza e que aí permanece centenas de anos, estão a ser levadas muito a sério por várias empresas em todo o mundo.

Em Portugal, os hipermercados e supermercados juntam ao corte nos sacos a substituição de pratos e copos naquele material por recicláveis e a aposta na venda a granel, enquanto estudam novas soluções para o futuro.

3 comments on “Estes sacos de plástico dissolvem-se na água

  1. Pingback: Plástico: como os humanos estão a transformar o mundo – ( The Panorama News )

  2. Pingback: Ministro do Ambiente reafirma fim do uso de plástico na adminsitração pública até fim do ano – ( The Panorama News )

  3. Pingback: Governo antecipa prazos da UE e elimina plásticos descartáveis em 2020 – ( The Panorama News )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s