Tecnologia

A luta de duas mulheres por um emoji de fato de banho

Duas mulheres propuseram uma alternativa ao emoji de biquíni com bolinhas que, até ao momento, é a única peça de roupa disponível no abecedário “emoticions”, relativo a atividades aquáticas.

O objetivo desta iniciativa é oferecer aos utilizadores uma opção menos sexualizada, oferecendo-lhes a possibilidade de o usar para falar do clima ou simplesmente para exprimirem a vontade de fazer desportos aquáticos.

O Unicode Consortium, (uma organização sem fins lucrativos “dedicada ao desenvolvimento, manutenção e promoção de padrões e dados de internacionalização de software”), está a decidir se permite que um fato de banho cor-de-rosa se junte ao léxico emoji.

A proposta de emoji para o novo fato de banho. Foto: Emojination

“Não tenho nada contra biquínis”, disse Florie Hutchinson, publicitária e mãe de três filhas que, junto com Jennifer Lee, ex-repórter do The New York Times (TNYT) e co-fundadora da Emojination, propôs esta ideia. “Eu usei-os, mas nem todas as mulheres ou crianças o querem usar, elas devem ter a capacidade de fazer outras escolhas”,  acrescentou Lee. “Eu quero que as minhas meninas, quando tiverem idade suficiente para ter os seus próprios smartphones, possam ver as duas opções”.

Hutchinson confessou ao TNYT ficar surpresa com esta proposta tornar-se rapidamente numa espécie de causa feminista. “Eu sabia que significava algo para mim, mas não esperava que significasse tanto para outros”.

Ainda assim, nem todos ficaram convencidos e o emoji ainda aguarda o veredicto final. Michael Everson e Andrew West, membros da International Organization for Standardization, expressaram cepticismo sobre a necessidade de um fato de banho adicional.

“Uma pessoa que queira indicar o uso de roupa de banho não pode usar o biquíni existente? Isso é realmente necessário? Que tal uma roupa de banho vitoriana? Ou um terno molhado? Ou asas de água?”, questionou. De seguida, recomendou: “Não codificar”. Já West escreveu simplesmente que “não há necessidade”.

Atualmente existem mais de 2.500 emojis diferentes disponíveis, sendo adicionados mais a cada ano. Em 2019, sob o tema da inclusão, ainda vai ficar disponível um sari.

1 comment on “A luta de duas mulheres por um emoji de fato de banho

  1. Pingback: A luta de duas mulheres por um emoji de fato de banho — ( The Panorama News )….Meire Jimenez – Moda & Música & Afinidades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s