Cultura

Tate Modern convida a olhar devagar para a arte

Já se imaginou a olhar para um quadro durante pelo menos meia hora? Pois bem, o museu Tate Modern em Londres convida os visitantes a olharem devagar para a arte.

O famoso museu de arte contemporânea encontra-se a organizar uma exposição sobre Pierre Bonnard e decidiu implementar uma nova política que encoraja os visitantes a “levar as coisas devagar”. O objetivo passa por permitir às pessoas capturar todos os detalhes concretos das obras de arte.

A ideia surgiu através de Matthey Gale, diretor da exposição e, para atingir o objetivo, estão a ser postas em prática técnicas de design. Cada pintura não só terá mais espaço dedicado exclusivamente a ela como também será acompanhada de uma etiqueta maior permitindo que todos a consigam ler, não atrapalhando na observação da pintura.

O Tate Modern está também a organizar visitas noturnas ao museu de forma a permitir aos visitantes terem mais tempo para observar ao invés de percorrerem a exposição durante uma hora.

Jenny Stevens, jornalista do The Guardian, escreveu um artigo onde relembrou quando foi incentivada a olhar para uma obra de arte devagar: “eu nunca teria olhado durante tanto tempo a menos que alguém me encorajasse a fazê-lo”. Stevens comenta que “muitas vezes vejo as pessoas em exposições a ler todos os rótulos” e acrescenta: “e se nós convidarmos as pessoas a olharem realmente?”.

A exposição “Pierre Bonnard: The Colour of Memory” irá contar com mais de 100 obras para ver, observar e apreciar, devagar a partir de janeiro do próximo ano.

0 comments on “Tate Modern convida a olhar devagar para a arte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s