Tecnologia

Marte: NASA revela os designs vencedores de casas a serem impressas em 3D

Uma casa inspirada na anatomia de uma aranha e outra em forma de um ovo, foram duas das vencedoras do concurso lançado pela Agência Espacial Americana (NASA). O objetivo era arranjar soluções para construir casas em Marte sem ter que se levar materiais até lá.

A impressão em 3D foi a tecnologia escolhida para desafiar os designers e engenheiros a construir habitats compatíveis com a atmosfera do planeta vermelho. Uma das únicas limitações era que cada casa tivesse espaço suficiente para acomodar quatro astronautas e para guardar todos os utensílios.

O primeiro lugar foi para a equipa Zopherus, sediada no Arkansas (EUA). A proposta deles consiste numa espécie de robot, cujo formato é inspirado numa aranha, que escolhe o melhor local para imprimir cada casa. Depois de uma construída, “levanta-se” e vai construir outra.

Na segunda posição ficou uma equipa de Nova Iorque, a Al. Space Factory, que apresentava uma estrutura em formato de ovo, com uma “casca” dupla. O objetivo é combater as diferenças térmicas agressivas do planeta.

A fechar o top 3 está a equipa Kahn-Yates of Jackson do estado de Mississippi (EUA). Neste projeto, as tempestades de areia foram o factor tido em conta. Em 4º lugar, ficou outra equipa de Nova Iorque, a SEArch+/Apis Cor.  A proposta destes investigadores é aproveitar a luz ao máximo e proteger da radiação. Em último lugar, ficou a equipa da Universidade Northwestern, do Illinois, com uma casa em formato esférico.

Um dos responsáveis pelo concurso, Monsi Roman, afirmou que estas estruturas “são habitats que vão permitir aos nossos exploradores do espaço viver e trabalhar em outros planetas”. Para o ano, os cinco vencedores vão construir modelos à escala de cada projeto. “Nós estamos entusiasmados para ver estes designs ganharem vida à medida que a competição avança”, completou Roman.

A NASA ofereceu um prémio monetário no valor de 100 mil dólares americanos a dividir entre os cinco vitoriosos. O concurso foi lançado pela Agência Espacial Americana em 2015 e os vencedores foram escolhidos dentre equipas de todo o mundo.

Em 2033, Alyssa Carson, uma rapariga de 17 anos será a primeira pessoa a pisar Marte. Carson é a pessoa mais jovem a formar-se na “Advanced Space Academy” e é, também, a primeira em todo o mundo a completar os três acampamentos espaciais da NASA.

 

0 comments on “Marte: NASA revela os designs vencedores de casas a serem impressas em 3D

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s