Cinema Cultura

Cientistas britânicos descobrem fórmula para o sucesso nas bilheteiras

Um grupo de cientistas britânicos da Universidade de Birmingham descobriu a fórmula para o sucesso dos filmes nas bilheteiras. Após analisarem 6.147 argumentos e compararem diversos algoritmos matemáticos, chegaram à conclusão que o arco narrativo emocional que leva os filmes a serem um êxito é chamado de “man in a hole”.

A pesquisa divulgada pelo jornal The Guardian analisou vários filmes que, além de terem tido uma boa aceitação por parte do público, tanto no cinema como na Internet, foram ainda avaliados positivamente em vários sites especializados.

“Sabemos que quando falamos de produção de filmes, existe um pequeno grupo de pessoas que toma decisões para os espetadores. Nós tentámos, essencialmente, ouvir o espetador e perceber o que realmente quer ver” disse Ganna Pogrebna, professora de economia comportamental e ciência de dados da Universidade de Birmingham que organizou e liderou o estudo em questão.

Os cientistas categorizaram os filmes de acordo com seis perfis emocionais que haviam sido aplicados aos romances.  O perfil que mais se destacou é aquele onde é contada uma história sobre pessoas com uma vida estável, com bens materiais e relacionamentos que acabam por passar por um grande dilema que será repleto por várias quedas e perdas. Posteriormente é encontrada uma solução que leva novamente ao fim. Exemplo da categoria “man in a hole” é a famosa trilogia “O Padrinho”.

No entanto, Pogbrena afirma que o estudo não pretende que todos os filmes sigam esse modelo. “Não estamos a tentar matar a indústria cinematográfica”, reiterou. “Estamos a tentar perceber o que tem mais possibilidades de ser bem sucedido”.

0 comments on “Cientistas britânicos descobrem fórmula para o sucesso nas bilheteiras

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s