Cinema Fora de Cartaz

Fora de Cartaz: “Jezebel, a Insubmissa” (1938)

Ambientada no Velho Sul, “Jezebel, a Insubmissa”, é uma narrativa marcada pela oscilação entre opostos, que conta a história de Julie Marsden, uma jovem e intransigente aristocrata. Convencida do seu poder de sedução, os seus caprichos a levam a desafiar as regras sociais vigentes e a arriscar perder a pessoa que ama. O resultado é um episódio de humilhação pública e o rompimento do seu noivado. Após um ano de ausência, todas as suas esperanças são depositadas na notícia de que o seu amado teria retornado à cidade. O destino esconde-lhe, porém, algumas surpresas.

O contexto social do filme é marcado pelas profundas diferenças de uma sociedade escravocrata e de um mundo que em poucas décadas desmoronaria com uma guerra civil. Como pano de fundo, temos um surto de febre amarela, que se apresenta como evento transformador capaz de interferir radicalmente nos destinos das vidas das personagens.

Lançado em 1938, o papel principal coube a Bette Davis. A sua atuação é, como sempre, impecável e rendeu-lhe o seu segundo Óscar. Apesar de contar na altura com apenas 29 anos, Davis já apresentava certas características que marcariam a maior parte dos papeis da sua carreira. Se lembrarmos que o título do filme remete a uma inescrupulosa personagem bíblica, outros papéis da carreira da atriz certamente virão à memória.

A difícil tarefa de estarem à altura de Davis coube a Henry Fonda e a George Brent, que completam o triângulo amoroso da história.

Talvez por conta do final, que praticamente suspende a trama num momento decisivo, ou então pela comparação com um outro grande clássico também ambientado no Velho Sul, “E Tudo o Vento Levou”, de 1939, fica-se com a sensação de que algo faltou por contar. É, no entanto, um bom filme e que nos oferece maravilhosas interpretações.

Filmes  que continuam relevantes mesmo que há
muito tempo já fora de cartaz.

0 comments on “Fora de Cartaz: “Jezebel, a Insubmissa” (1938)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s