Moda

Burberry destrói mais de 30 milhões de euros em artigos

A Burberry, a prestigiada casa de Moda britânica, destruiu mais de 30 milhões de euros em produtos para proteger o valor da marca e a sua propriedade intelectual.

Para impedir que os seus artigos fossem vendidos a um preço mais baixo, tanto em lojas não oficiais como no mercado de produtos falsificados, a marca decidiu queimar todo o stock que não foi vendido. A Burberry foi uma das primeiras a adotar o modelo “veja agora compre agora”, o que significa que os consumidores poderiam comprar peças logo após os desfiles terminarem.

Segundo o último relatório anual da empresa, e relatórios do Business of Fashion, este tipo de marcas trabalham com “incineradores especializados”. John Peace, o presidente da etiqueta norte-americana, referiu que “não é algo que se faça de ânimo leve”, o que levou a companhia a afirmar que vai ter o cuidado de minimizar a quantidade de excesso de stock produzido, e está à procura de formas para reduzir e “reavaliar” os resíduos.

A Marketing Week confirmou que a quantidade de stock enviado para ser queimado aumentou de 20 milhões de euros (2016) para 23 milhões (2017), o que pode estar ligado às vendas no Reino Unido e na Europa, que caíram por uma “baixa percentagem de um dígito”.

Para evitar o desperdício, grandes marcas da indústria juntaram-se este ano num compromisso conjunto, a Make Fashion Circular, com o objetivo de tentar reutilizar o stock. Esta “economia cíclica” tem para já o apoio da própria Burberry, da designer Stella McCartney, da Nike, da Gap e da H&M.

Relembramos que no ano passado, a Nike foi acusada pelo The New York Times de deliberadamente se desfazer dos seus produtos para impedi-los de entrar no mercado de falsificação, e uma coluna no mesmo jornal, em 2010, afirmava que a H&M fazia o mesmo.

1 comment on “Burberry destrói mais de 30 milhões de euros em artigos

  1. Pingback: Marca de roupa Burberry deixa de usar peles de animais – ( The Panorama News )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s