Mundo

Uma Rússia + arco-íris

No decorrer do Mundial de 2018, um grupo de ativistas juntou-se e “discretamente” recriou a Bandeira do Orgulho Gay – um símbolo identificador da comunidade LGBT.

Desde 2013 que vigora na Rússia uma lei que visa impedir a propaganda gay direcionada a menores mas que, segundo activistas locais, tem vindo a ser utilizada como mecanismo de censura castigando quem defender o direito à identidade sexual.

De diferentes nacionalidades, os ativistas conseguiram subverter a lei aproveitando-se do furor à volta do Mundial. Cada um deles vestiu a camisola das suas seleções, nomeadamente Espanha, Holanda, Brasil, México, Argentina e Colômbia, que vistas em conjunto formam as cores da bandeira arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo).

Um dos membros que preferiu não ser identificado, disse que “queria aumentar a consciencialização e incitar a conversa sobre uma discriminação mais ampla contra a comunidade LGBT em todo o mundo, onde as pessoas são perseguidas, humilhadas ou marginalizadas por causa de sua sexualidade e/ou género identidade”.

Já o porta-voz afirmou: “o Mundial parecia ser o lugar certo, pois o mundo inteiro está a assistir, o que ajuda a alcançar mais pessoas, espalhar a mensagem e manter os manifestantes a salvo”.

As reações a esta iniciativa têm sido tão positivas que as fotos do grupo têm sido compartilhadas milhares de vezes e recebem elogios pela criatividade e desenvoltura.

1 comment on “Uma Rússia + arco-íris

  1. Pingback: ‘Neyboy Challenge’: impeça que Neymar caia ao chão – ( The Panorama News )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s