Ciência Música

A Ciência explica: O que é o “Last Song Syndrome”?

Em inglês, chamam-lhes de “catchy songs”, em  português chamamos-lhes de “músicas que ficam no ouvido”.  A ciência descobriu a explicação sobre o porquê de não conseguir parar de cantar.

É um dia normal, está na máquina das fotocópias e começa a cantarolar a música que não lhe sai da cabeça nem por nada. Quem nunca se sentiu assim? Segundo investigadores  da Universidade de Durham, a explicação para o “Last Song Syndrome” assenta na melodia das músicas.

O estudo publicado na revista Psychology of Aesthetics, Creativity and the Arts identifica três características, sendo elas o ritmo, a forma da melodia e os intervalos de cada música.

Dr. Kelly Jakubowski, o principal autor do estudo levado a cabo pelo Departamento de Música de Durham dá o exemplo de músicas como “Smoke On The Water” dos Deep Purple ou de “Bad Romance” de Lady Gaga”, considerando-as altamente viciantes.

Este estudo contou com a participação de 3.000 pessoas que, através de uma plataforma online, responderam às melodias ouvidas mais frequentemente. Os investigadores procuraram comparar músicas que não eram consideradas como “earworms”  mas que, em termos de popularidade, eram semelhantes aos grandes hits que atingiam o UK Music Charts.

No entanto, e se não quer ficar durante o dia inteiro a pensar na mesma canção, sugerimos que, quando ouvir estas músicas, mude de estação. Entre elas está a famosa “Moves like Jagger”. Já sabemos que os Marron 5 são uma banda de sucesso e que a Katy Perry consegue levar-nos aos limites do entretenimento com a música “California Gurls”. O que ainda não sabiamos é que, idependentemente do sucesso que estas músicas tenham, existem melodias que são mais propensas a ficarem presas na cabeça.

Mas, se quiser continuar a ouvir Queen ou Gotye, um estudo publicado no “Quarterly Journal of Experimental Psychology” (2015), aconselha-o a mascar uma pastilha. Desta forma, a imaginação sobre a música é prejudicada pelo esforço das mandíbulas.

Por isso, prepare um pacote de pastilhas para quando estiver a cantar a “Wannabe” das Spice Girls.

0 comments on “A Ciência explica: O que é o “Last Song Syndrome”?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s