Ciência

Ter um cão faz bem à cabeça

A ciência confirma. O melhor amigo do Homem “liga” partes dos nossos cérebros de forma benéfica, em termos de saúde física e emocional. Vários estudos compilados, feitos pelo National Institute of Health, nos Estados Unidos da América, apresentam várias conclusões sobre este tema, principalmente nos estudos publicados entre 2009 e 2016.

Estes concluíram que, quando os Humanos olham para cachorros, por exemplo, os olhos grandes e o focinho redondo impulsionam mecanismos que dão origem ao afecto e à vontade de cuidar, de uma forma semelhante à que olhar para as caras de bebés humanos criam instintos de protecção.

A amígdala, o córtex orbitofrontal medial e o putâmen também são outras partes do cérebro que são activadas quando nos encontramos com cães. Estas são responsáveis pela nossa sensação de “recompensa”. Ao mesmo tempo, a hormona oxitocina também é impulsionada, reconhecida por ter um papel em criar a sensação de ligação com outro indivíduo.

A adrenalina e seratonina, químicos anti-stress, também surgem e a dopamina (uma das grandes causas para termos a emoção conhecida por “euforia”) também aumenta na presença de cães.

Os cães partilham o mundo com os humanos, como os conhecemos, à cerca de 45 mil anos.

0 comments on “Ter um cão faz bem à cabeça

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s