O dia 5 de julho foi o escolhido para celebrar a invenção de Louis Réard: o biquíni. Foi criado em França, em 1946, e não foi um sucesso imediato devido aos tempos conservadores. No entanto, a cultura pop ajudou a catapulta-lo para as massas – muito graças às personalidades do grande ecrã.
Brigitte Bardot foi a pioneira e vestiu um modelo preto no filme francês “La fille sans voile”, em 1952, mas passou despercebida. Só dez anos depois, com um modelo branco, no filme “A Very Private Affair”, é que ela (e o seu biquíni) ficaram conhecidos mundialmente.
No mesmo ano, do outro lado do Atlântico, Ursula Andress aparece no primeiro filme de James Bond, o “Dr. No” (em Portugal, “007 – Agente Secreto”), a vestir um fato de banho mais arrojado – na imagem. Uma cena ousada, para a época, e agora icónica. E esse foi o ponto de partida. Exatamente quarenta anos depois, outra Bond Girl volta a fazer história no grande ecrã com o seu biquíni: Halle Berry em “007 – Morre Noutro Dia”.
Quase como um ritual de passagem, quase todas as jovens atrizes posaram pelo menos uma vez em fato de banho. A lista é longa e inclui vários grandes nomes vencedores de Óscares como Jane Fonda, Shirley MacLaine, Rita Moreno, Faye Dunaway, Jodie Foster, Helen Mirren e Judi Dench.
0 comments on “Dia do Biquíni: da praia às Bond Girls”