Ciência País

A igualdade de género debatida no Encontro Ciência 2018

Um dos assuntos mais discutidos e mais controversos é a luta pela igualdade de géneros. E esse debate não faltou no último dia da 6ª edição do Encontro Ciência 2018. Sob vários pontos de vista, foi debatido para uma sala cheia de homens e mulheres – e as referências aos movimentos #MeToo e Time’s Up não faltaram.

Desde que nascemos que somos apresentados a uma sociedade dividida entre homens e mulheres. Existem “diferenças de género desde pequenos”, afirma María Zozaya-Montes, do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora. “Aos meninos dão medalhas e carros e às meninas dão sets de costura e bonecas”, acrescentou.

Igualdade na juventude e na vida adulta

“A desigualdade já está presente na juventude”, declarou Diana Maciel, do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG). E quando se entra no mercado de trabalho “as mulheres continuam a ter mais dificuldades e a ter uma remuneração mais baixas”, explicou.

Com um enfoque na vida política, Ana Lúcia Teixeira, do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova, quis deixar a mensagem de que as mulheres encontram-se sub-representadas em todo o mundo. A oradora referiu que a Lei da Paridade de 2006, “não chega”. É necessária uma “ação pública e política” e “equilibrar a participação de homens e mulheres na esfera política”.

Na sessão foram ainda analisados os casos das mulheres com deficiência (por Teresa Janela Pinto, do CIEG), o assédio sexual e moral em Portugal (por Dália Costa, do CIEG), o ativismo académico (por Ana Cristina Cachola e Luísa Santos, do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura) e os movimentos de mulheres na Palestina e Israel (por Giulia Daniele, do Centro de Estudos Internacionais).

Esta iniciativa é um dos maiores encontros entre a ciência e a tecnologia em Portugal. Destina-se a promover o debate alargado dos principais temas e desafios da agenda científica para além do universo da investigação.

0 comments on “A igualdade de género debatida no Encontro Ciência 2018

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s