Ciência País

“Quero contribuir para um futuro melhor”

Tem 17 anos, já estagiou no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) e este ano venceu as Olimpíadas Nacionais de Astronomia (ONA). Hoje, esteve presente no Encontro Ciência 2018 e afirma que pretende dar o seu “contibuto para um futuro melhor”.

No meio de tantos cientistas e pessoas com carreiras já consolidadas, Rafael Silva, que terminou recentemente o 12º ano, conseguiu captar a atenção dos que assistiam à 6ª edição da iniciativa.

Venceu Olimpíadas de Astronomia

Conhecimentos em áreas como astrofísica, astronomia e mecânica celeste são essênciais para conseguir reclamar o primeiro lugar nas Olimpíadas. E Rafael mostrou que os domina todos, tanto na prática como na teoria.

O passo seguinte seria representar o país nas Olímpiadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que  decorrem na China, em 2019. No entanto, devido a questões burocráticas, não o vai conseguir fazer.

Estagio no CERN

Mas no ano passado o jovem natural de Lagos, já tinha dado os primeiros passos na sua carreira promissora. Numa parceria com a Ciência Viva, estagiou duas semanas no CERN, em Genebra, um sítio que “sempre quis conhecer desde pequeno”, afirmou.

Da experiência “incrível”, recorda descer ao túnel que simula as origens da matéria e muitas outras “coisas tão giras para um rapaz da minha idade”, declarou. Para além disso, destaca também o multiculturalismo. Havia “”gente de todo o mundo. Até de países em conflito – havia pessoas de Israel e da Palestina a conviver na mesma mesa porque o objetivo era precisamente fazer avançar a ciência“, contou ao The Panorama News.

Observação astronómica no Algarve

Quanto ao futuro, Rafael disse-nos que durante os meses de verão vai estar a trabalhar no Centro de Ciência Viva de Lagos, num programa de divulgação ciêntifica na parte de astronomia e observação astronómica.

Um dos projetos em que está envolvido é ter “telescópios em diveros sitíos do Algarve e mostramos o céu às pessoas que o querem ver”.

0 comments on ““Quero contribuir para um futuro melhor”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s