Mundo

Está preparado para viver sem plástico?

No Dia Internacional Sem Sacos de Plástico, o planeta tem um desafio para si: não os utilizar durante o próximo mês.

A Quercus juntou-se recentemente ao EEB (European Environmental Bureau) e à MAVA – Fondation por la Nature, para desafiar os Portugueses com o slogan: “Portugal Sem Plásticos, estás interessado?”.

O desafio é tentar passar 40 dias sem o uso de plásticos de uso único. O objectivo é reduzir o uso de sacos do plástico em 80% até 2019 em Portugal, no seguimento de medidas bem-sucedidas, como o pagamento de 10 cêntimos na compra de um saco de asas de plástico desde 2015.

A Quercus estima que 96% da população Portuguesa está familiarizada com o problema da poluição por plástico, mas que 65% não sabe identificar quando os plásticos são recicláveis.

Estima-se que  se medidas não forem tomadas, em 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes, com o lixo a voltar para o nosso contacto através da alimentação. Há cientistas que estimam que a influência do plástico do planeta é tão grande, que possa ser considerado um nível de cobertura de solo na demonstração de Eras geológicas.

A influência do programa Planeta Azul II

Várias nações, depois da estreia da série documental Planeta Azul II, exibida em Portugal pela RTP1, despoletou várias medidas e encorajou pessoas em todo o mundo a pressionar por medidas ambientais que reduzissem o uso de objectos de plástico de uso único, ou participação em acções de voluntariado de limpeza de praias.

Tudo isto aconteceu um pouco por todo o mundo, incluindo, por exemplo, na China, onde o download e pedido de exibição da série documental foi tão grande que bloqueou a internet chinesa.

De acordo com a ONU, oito milhões de toneladas entram nas águas do planeta todos os anos. Estes invasores afetam a vida marinha de forma negativa, resultado na morte de muitos animais e afetando o modo de vida dos mesmos.

Ilhas de Lixo

Nos mares, o plástico pode ser encontrado em todo o mundo, mas o lixo não fica onde as pessoas o deitam. Pelo contrário, as correntes oceânicas levam o nosso lixo para locais concentrados que por sua vez formam massas de materiais – as chamadas “ilhas de lixo”. Infelizmente, o seu tamanho torna-se tão vasto, que afeta a percepção dos animais que entram em contacto com elas.

Num vídeo divulgado por um grupo de pescadores, podemos ver uma colónia de pinguins que se instalaram numa ilha de lixo flutuante.

Comida sufocante

Infelizmente, os animais selvagens não entendem o que é o lixo até estarem nele presos, ou o terem ingerido e sufocado por acidente. Um pouco por todo o mundo, chegam notícias de animais como aves marinhas e cetáceos que ingerem plástico a acreditar que se trata de outro animal, como a alforreca.

Quando não os comem por acidente, ficam presos, em materiais como redes de pesca ou sacos, afogando-se ao tentar libertar-se e ficando exaustos. Este pequeno grupo, em Guatemala, teve sorte, por ser encontrado a tempo por um grupo de locais, mas muitos não têm.

Apesar dos dados negativos, se juntar as recomendações de várias organizações não-governamentais de todo o mundo, encontrará que os cidadãos podem ajudar reciclando, reduzindo o consumo de plástico de uso único, voluntariar-se em limpezas de praia e apoiando (e pressionando para que haja) medidas sustentáveis acordadas pelo governo local e nacional.

7 comments on “Está preparado para viver sem plástico?

  1. Pingback: Estes perfis do Instagram são amigos do ambiente – ( The Panorama News )

  2. Pingback: Hipermercados usam menos plástico, têm pratos e copos recicláveis e apostam no granel – ( The Panorama News )

  3. Pingback: Estes sacos de plástico dissolvem-se na água – ( The Panorama News )

  4. Pingback: O caso das palhinhas de plástico da McDonald’s – ( The Panorama News )

  5. Pingback: Plástico: como os humanos estão a transformar o mundo – ( The Panorama News )

  6. Pingback: Ministro do Ambiente reafirma fim do uso de plástico na adminsitração pública até fim do ano – ( The Panorama News )

  7. Pingback: Grupo de teatro de Caminha declara “guerra” ao plástico em palco – ( The Panorama News )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s