Ciência Mundo

Glaciares artificiais resolvem crise de água nos Himalaias

Cientista tem ideia que permite assegurar que uma região no norte da Índia tenha a água suficiente para abastecer todos os seus habitantes.

Por vezes a solução para um grande problema é simples, bastando apenas uma ideia criativa para o resolver. E é o caso de Sonam Wangchuck. “Geralmente eu gosto que as coisas sejam simples e autónomas”, afirmou ao The Guardian.

Wangchuck é o cientista e a mente por trás da ideia que permite a Ladaque, uma região no norte da Índia, assegurar que tem a água suficiente para abastecer todos os seus habitantes durante o ano.

The Rolex Awards for Enterprise Wangchuck Sonam, 2016  Laureate
©Rolex/Stefan Walter
The Rolex Awards for Enterprise Wangchuck Sonam, 2016  Laureate
©Rolex/Stefan Walter

Como funciona?

Ladaque é um deserto frio localizado ao lado dos Himalaias. Tradicionalmente a água necessária é proveniente dessas montanhas. “A única razão por que há pessoas a viver lá são os glaciares”, afirmou Wangchuck à mesma publicação.

Mas apesar das paisagens deslumbrantes daquela região, os locais deparam-se anualmente com a mesma situação: durante os meses de abril e maio os caudais provenientes da montanha secam e acabam por arruinar os campos de cultivo. E com as altas temperaturas de verão dos meses seguintes o efeito é o oposto mas o resultado o mesmo: a água dos glaciares derrete depressa demais causando inundações e acabando de vez com a agricultura dos habitantes.

The Rolex Awards for Enterprise Wangchuck Sonam, 2016  Laureate
©Rolex/Stefan Walter

Então, Wangchuck teve a ideia de construir ice stupas: trazendo a água gelada dos Himalaias através de canos debaixo do chão que é depois jorrada para o ar, como um repuxo, congelado antes de chegar ao solo acabando por formar uma estrutura de forma cónica. Depois, durante a primavera – quando há mais escassez – o sol vai derretendo a água garantindo os cultivos da população.

As duas primeiras stupas e a próxima geração

A primeira ice stupa foi criada pelo cientista indiano em 2014 com 7 metros de altura e forneceu mais de 150 mil litros de água. Já a segunda foi criada no ano seguinte com uma dimensão maior garantindo um milhão e meio de litros de água aos habitantes de Ladaque.

The Rolex Awards for Enterprise Wangchuck Sonam, 2016  Laureate
©Sonam Wangchuk

Em 2016, Wangchuck ganhou o prémio inovação dos Rolex Awards For Enterprises no valor aproximado de 90 mil euros. Com esse dinheiro, o cientista pretende criar outras vinte stupas de 30 metros cada que fornecam 10 milhões de litros de água à população.

Para além disso, os fundos ajudam a financiar uma “universidade alternativa” naquela região, a Himalayan Institute of Alternatives, que ensina os jovens a ver quais os problemas que os rodeiam e encontrar soluções para esses problemas. “Soluções para as montanhas, por pessoas das montanhas”, declarou.

The Rolex Awards for Enterprise Wangchuck Sonam, 2016  Laureate
©Rolex/Stefan Walter

Levar a tecnologia a outros países

Ao The Panorama News, Wangchuck contou que recentemente o governo do Nepal o convidou a levar a tecnologia das ice stupas a Sikkim, uma região desse país, para drenar e voltar a congelar um lago glacial que já é considerado perigoso para os seus habitantes devido ao elevado risco de inundação.

Para além disso, o cientista indiano conta-nos que também levou a tecnologia até aos Alpes Suíços onde estão atualmente a construir mais protótipos das ice stupas. “As autoridades suíças convidaram-nos como uma atração turística a curto prazo e como um aperfeiçoamento das medidas glaciares a longo termo”, afirmou. “Eu acho que os glaciares artificiais serão uma ocupação e uma empresa no futuro… felizmente ou infelizmente”, conclui.

 

0 comments on “Glaciares artificiais resolvem crise de água nos Himalaias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s